domingo, 12 de dezembro de 2010

Faça você mesmo: presentes gourmet

Só alguém muito querido merece ganhar os presentinhos sugeridos abaixo. Eles não possuem etiqueta de grife nem vão custar o seu 13º. Mas são produtos artesanais, feitos de forma caseira e, por isso, carregam uma dose extra de carinho. Sim, eles vão demandar trabalho, paciência e tempo -- e é justamente aí que está o valor. Além disso, regalos gourmet são sempre boa pedida para quem gosta dos assuntos de cozinha. Diverte quem faz e dá um gostinho diferente à rotina de quem recebe. Para os que não têm muita afinidade com as panelas, pode ser um desafio recompensador.


Azeite de ervas e alho
Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 500ml

Ingredientes
1 dente de alho inteiro
1 ramo de alecrim lavado e seco
1 ramo de tomilho lavado e seco
2 folhas de louro lavadas e secas
1 pimenta dedo-de-moça lavada e seca
500ml de azeite extravirgem de boa qualidade

Modo de fazer
Esterilize uma garrafa com capacidade para 500ml com água quente. Deixe secar completamente. Aqueça levemente, a 40º C, o azeite com as ervas, o alho e a pimenta. Com uma pinça, arrume os ingredientes na garrafa e despeje o azeite. Mantenha em lugar fresco, arejado e protegido da luz. Sirva após uma semana para temperar saladas, peixes e massas.








Pan de figo
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 pans

Ingredientes
150g de figo seco
150g de chocolate meio amargo de boa qualidade (cacau 50%)
100g de açúcar de confeiteiro
30g de amêndoas torradas
30g de avelã torrada
30g de pistache torrado
10g de casquinha de laranja cristalizada
1 colher (sopa) de vinho do Porto
1 pitada de gengibre em pó
1 pitada de canela em pó
1 pitada de cravo em pó

Modo de fazer
Processe o figo seco até obter uma pasta. Derreta o chocolate em banho-maria, adicione as especiarias, o vinho do Porto e as castanhas. Vá acrescentando o figo seco até obter uma pasta densa. Por último, junte o açúcar de confeiteiro. Abra um bom pedaço de papel filme, coloque a pasta de figo e enrole. Você pode usar também uma fôrma de baguete: abra o papel filme sobre ela e coloque a massa. Feche e leve à geladeira. Espere 3 dias para servir, desenforme e corte em fatias.








Madeleines
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 30 madeleines grandes

Ingredientes
8 ovos
4 gemas
275g de açúcar
250g de farinha de trigo
100g de fermento em pó
300g de manteiga
1 pitada de sal

Modo de fazer
Misture as gemas com os ovos e o açúcar e
bata até clarear e dobrar de volume. Peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Derreta a manteiga e misture, alternando-a com os ingredientes secos. Deixe repousar por 12 horas. Em seguida, leve ao forno a 210º C, por 10 minutos, e depois reduza a temperatura para 190º C, por mais 15 minutos.





Conserva de pimentas
Tempo de preparo:
30 minutos

Rendimento: 200ml

Ingredientes
½ xícara (chá) de vinagre de álcool
1 colher rasa (café) de sal
1 colher rasa (chá) de açúcar
3 pimentas peito-de-moça (ou pimentas dedo-de-moça)
6 pimentas malaguetas (verdes)
10 pimentas bodes (amarelas)
1 vidro de aproximadamente 180ml

Modo de fazer
Lave o vidro com sabão, jogue água fervente e borrife álcool. Deixe secar. Em uma vasilha, misture o vinagre, o sal e o açúcar. Leve ao fogo e ferva por 1 minuto. Retire e deixe esfriar. Lave as pimentas em água corrente e tire os cabinhos. Cozinhe-as em água fervente por 1 minuto. Tire-as da água e jogue imediatamente no gelo, dando um choque térmico. Escorra e seque com um pano. Corte as pimentas peito-de-moça em quatro partes e a pimenta bode ao meio, em dois pedaços. Retire o excesso de sementes e deixe as malaguetas inteiras. Com uma pinça, vá colocando as pimentas no vidro seco alternadamente, formando uma composição colorida. Depois, acrescente a calda até cobrir as pimentas. Comece a usar a conserva depois de uma semana do seu preparo.





Geleia de morango
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 250g

Ingredientes
1kg de morango maduro e limpo, cortado ao meio
1/4 de xícara (chá) de suco de limão
3 xícaras (chá) de açúcar

Modo de fazer
Aqueça o morango e o suco de limão em uma panela, em fogo baixo. Depois de 15 minutos, ou quando o morango estiver bem macio e com bastante líquido, junte o açúcar e mexa até dissolver. Cozinhe por mais 30 minutos, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até obter uma geleia avermelhada, escura e bem brilhante, mas que dará a impressão de estar mole até esfriar. Para testar, coloque um pratinho no freezer quando começar a trabalhar, retire a panela do fogo passados uns 20 minutos da adição do açúcar, coloque uma colher de chá de geleia no pratinho, espere 1 minuto, ou até criar uma película, e empurre uma das extremidades com a ponta do dedo para ver se enruga. Se a geleia ainda estiver mole, volte ao fogo por mais alguns minutos e repita o teste. Despeje a geleia em um pote de vidro limpo e seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até um mês.




Fonte: Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo carinho, volte sempre!! :)