domingo, 3 de outubro de 2010

Viva a Democracia!!


No Brasil, a história da participação da mulher no parlamento, tem como marco inicial à conquista do direito ao voto que se deu em 1932. Essa conquista é resultado da luta contínua do movimento sufragista, que emergiu, no Brasil em 1919, culminou com a conquista do direito ao voto pelas mulheres, mas, não foi suficiente para que estes contingentes humanos superassem o processo de exclusão.

Até a década de 1970 esse quadro de exclusão não sofreu muitas modificações. A partir do final da década de 1980, a situação se modifica, em virtude do crescimento industrial, que contribuiu para um aumento significativo da participação feminina no mercado de trabalho, e, na crescente inserção das mesmas, nos cursos superiores. A isto se aliou o processo de redemocratização do País que se instaurou nesse período. Esses fatos contribuem, para ampliar a participação da mulher nas esferas de poder, encorajando-as, também, a organizarem-se politicamente, o que revela a importância dos movimentos de mulheres nesse processo.

O momento da elaboração da nova constituição brasileira foi fundamental, para que as mulheres, a partir de sua atuação conquistassem direitos legais e obtivesse legitimidade para suas reivindicações, inclusive na esfera da política institucional. Nesse período foram criados os Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais da Condição Feminina, as delegacias da mulher, os coletivos de mulheres nos partidos e sindicatos, a implementação da Lei das Cotas.

EM 1912 AS MULHERES LUTARAM PELO DIREITO DE VOTO, AGORA EM 2010 CABE A NÓS MULHERES LUTARMOS PRA UM BRASIL MAIS DIGNO!!

VOTE, MAS VOTE CONSCIENTE, ESSA É A CHANCE DE MUDAR!!

HOJE TEREMOS NOSSO MOMENTO MULHERZINHA NAS URNAS, FAZENDO VALER NOSSO VOTO E NOSSAS ESCOLHAS. O BRASIL É NOSSO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo carinho, volte sempre!! :)